"A maturidade permite-me olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranqüilidade, querer com mais doçura." (Lya Luft)
28.2.12

A entrega dos Óscares já lá vai e muito já se falou e escreveu sobre o assunto, mas enquanto olhava para certos actores e actrizes que vi há muito em filmes em que a juventude, o glamour, lhes estava estampada no rosto, pensei que apesar do envelhecimento natural, nada lhes  tira as qualidades dos grandes senhores e senhoras do cinema.

 

Recordei o maravilhoso capitão Von Trapp que apesar dos seus 82 anos ganhou uma estatueta e ver a Meryl com os seus sessenta bem assumidos, continua a ser uma mulher com um talento notável e nestes ou noutros casos, não são as rugas e a idade que impedem que mostrem as suas qualidades profissionais, já não não falo das pessoais porque não convivo com eles, apenas poderia especular e arriscava-me a fazer maus juízos.

 

Vem toda esta conversa a propósito da fotografia e da minha relação com a máquina fotográfica.

 

Tudo começou há umas dezenas de anos atrás.

 

Quando o tio Manuel vinha passar uns dias de férias lá a casa, os quatro sobrinhos ficavam radiantes, não só por ser uma pessoa de trato fácil e carinhoso, mas porque à tiracolo trazia sempre a sua máquina fotográfica, uma Kodac prateada, envolta num estojo de couro castanho.

 

Nunca nenhum de nós se atrevia a tocar-lhe, mas sabíamos à partida que íamos ter uma sessão que era feita quando e onde ele entendesse.

 

Eu, a mais velha de quatro irmãos e única rapariga, fui sem dúvida a mais fotografada e já nessa altura sem que tivesse consciência disso fazia pose e a mãe vestia-me as fatiotas mais bonitas. No jardim no meio das flores, em cima da velha Zundapp 250 do pai, à janela, ao portão, tudo servia de cenário para uma bela foto que só voltaríamos a ver meses mais tarde quando ele voltasse com elas já reveladas.

 

Os anos passaram, a vida mudou, cresci, comecei a trabalhar e fui comprando umas maquinetas dessas simples para atestar alguns momentos mais importantes da minha vida.

 

Lembro-me que numa certa altura fiz parte de um grupo de amigos que faziam caminhadas e um dos elementos tinha um maquinão, que hoje penso fosse uma Nikon e fazia-me alguma impressão quando ele parava junto duma flor e demorava imenso tempo para tirar uma simples foto. Na altura, nada perguntava, hoje sei que se tratavam de belas macros que depois me enviava por mail.

 

Por tudo isto e sem que desse por isso o bichinho da fotografia foi-se instalando até que sem perceber nada do assunto resolvi comprar uma máquina a sério antes de fazer uma grande viagem.

 

E hoje sentada aqui e olhando para as fotos dos meus álbuns de infância, recordo e agradeço a quem me tem ajudado e ensinado o pouco que sei  e o muito que quero saber....mas disso talvez fale um dia num outro post.

 

Agora tenho sempre comigo  a minha amiga inseparável que sabe-se lá porquê está sempre pronta a disparar porque existem olhares que não quero esquecer.

 

 

link do postPor sentaqui, às 18:25  comentar

De blogando-me1 a 28 de Fevereiro de 2012 às 20:41
Por alguma coisa, já nessa altura andavas com a máquina às costas ... Rechonchudinha que tu estavas..... Estou a espera de mais umas sessões fotograficas por cá.....

Bjs fofos

De sentaqui a 28 de Fevereiro de 2012 às 20:46
Felizmente adelgacei, já não como papinhas, agora só alheiras e pernil
Me espera tá?

Beijinhos

De blogando-me1 a 28 de Fevereiro de 2012 às 21:02
Além disso agora é tempo do cabrito e do folar .... claro que espero.

Bjs fofos

De sentaqui a 28 de Fevereiro de 2012 às 21:08
Provocadora

De Joana a 28 de Fevereiro de 2012 às 21:43
Eu raramente ando com a máquina atrás e depois na maior parte das vezes que necessito de tirar umas fotos não tenho bateria. hehehehe...

Beijinhos

De sentaqui a 28 de Fevereiro de 2012 às 21:51
Eu não largo a minha Joana e até uso malas grandes para a colocar lá dentro. Ainda não ganhaste o viciozito, quando isso acontecer , não a largas.

Beijinhos

De mfc a 28 de Fevereiro de 2012 às 21:46
Gostei desta catarse que fizeste através da tua vida... a propósito da fotografia.
É um hobby que nos aproxima (mas tu fotografas muito melhor do que eu! Tu tens uma sensibilidade muito especial... que se sente).
Gostei de te ouvir falar da fotografia... e gosto muiiiito das tuas fotos... e dos teus textos!
Muitos beijinhos.

De sentaqui a 28 de Fevereiro de 2012 às 21:53
Não se menospreze Manuel, não há melhor nem pior, há apenas uma forma diferente de olhar para as coisas e quanto à escrita, falta-me o seu sentido de humor.
Grata pelas palavras.

Beijinhos

De Kok a 28 de Fevereiro de 2012 às 22:10
Ou seja: não há coincidências!
Desde sempre que estiveste sintonizada com a fotografia; só que não sabias...
E agora presenteias os teus amigos com perspectivas interessantes e "olhares" ímpares sobre o que vês e consideras (ou tornas) interessante.

Beijos fotografados com sorrisos!

De sentaqui a 28 de Fevereiro de 2012 às 22:15
E eu completo..nada é por acaso, se calhar já estava predestinada para investir em olhares que me dão prazer, uns saiem razoáveis, outros nem por isso´, mas não desisto.
E há dias dei por mim a fazer uma retrospectiva da minha vida em termos fotográficos e as conclusões sairam neste post

E não penses que escapas ao click do meu sorriso.

Beijinhos

De momentosdisparatados a 28 de Fevereiro de 2012 às 22:20
E ainda bem que a tua maquina está sempre pronta a disparar, assim oferece-nos diariamente belas fotos.
Beijinho

De sentaqui a 28 de Fevereiro de 2012 às 22:38
Obrigada pela simpatia das palavras, nem sempre saiem como gostaria, mas vou-me esforçando.

Beijinhos

De Cantinhodacasa a 28 de Fevereiro de 2012 às 23:42
Que belo retrato aqui fez.
Adoraria ter jeito para fotografia, e a tê-lo, certament que estaria acompanhada de uma boe e bela máquina fotográfica para consegui com mais perspicácia a beleza das pequenas coisas da natureza, de uma pessoa...A não te jeito, tenho uma máquina simples que à noite tira ao calhas mas durante de dia vai sendo mais "jeitosa". O grande problemma é esta aqui que escreve este comentário.
Que "inveja" tenho eu de quem consegue ter o dom de captar momentos, pormenores, sentimentos.
Beijinho

De Cantinhodacasa a 28 de Fevereiro de 2012 às 23:45
Desculpe as malditas falhas no comentário anteriorm Não deviam existir.
A pressa de escrever.



De sentaqui a 28 de Fevereiro de 2012 às 23:52
Don`t worry

De sentaqui a 28 de Fevereiro de 2012 às 23:56
Não te convenças que não tens jeito, eu descobri a fotografia muito tarde e torna-se um vício. Tal como tu também tive dessas pequeninas e só há três anos é que comprei uma boa, mas para saber alguma coisa tive de fazer alguns workshops e estou longe de alcançar a perfeição, mas é isso mesmo que me dá gozo, a constante tentativa de fazer mais e melhor.

Beijinhos

De Someone a 28 de Fevereiro de 2012 às 23:45
Está descoberta a razão de tal empatia com a fotografia...
A minha relação com máquinas fotográficas dava aqui um "relambório" que não mais acabava. Já a relação com a fotografia resume-se a uma palavra: desastre...
Bem, sei sempre onde posso ir apreciar algumas...
Um abraço

De sentaqui a 28 de Fevereiro de 2012 às 23:59
Então fica a sugestão para mais um post, gostava de saber sobre as suas aventuras fotográficas.
E não se menospreze, eu fiz workshops o 1º aí em Lisboa e mesmo assim ainda me falta aprender muito. Não desista.

Beijinhos

De Jorge Soares a 28 de Fevereiro de 2012 às 23:48
estava visto que tu sabias ao que ias.... e não mudaste assim tanto desde essa altura..estás igualzinha

Mas sem dúvida que te tornaste uma fotógrafa enorme ... de mão cheio e olho experto...

beijinho amiga
Jorge

De sentaqui a 29 de Fevereiro de 2012 às 00:02
Igualzinha??? as bochechas estão a desaparecer
Quanto à fotografia e ao despertar para ela foste tu o principal culpado, lembras-te? Por isso de coração te agradeço. Estive quase para falar na tua ajuda, mas como disse talvez fique para outro post.

Beijinhos

De miilay a 29 de Fevereiro de 2012 às 00:21
Tão fofinha na foto, e tão bem que descreves o teu amor pela fotografia, tens o OLHAR certo. Eu adoro fotografar, mas não tenho conhecimentos específicos, nem máquina sofisticada. Mas Parabéns para ti.
Um abraço
miilay

De sentaqui a 29 de Fevereiro de 2012 às 08:49
Nunca é tarde Miilay eu também descobri a paixão pela fotografia há apenas 3 anos. Agora é um vício.

Beijinhos

De libel a 29 de Fevereiro de 2012 às 14:26
Um vício que não começa por CÊ...eheheheeeh
Ou será que se aprofundarmos bem a coisa, se escarafuncharmos profundamente, se procurarmos pormenorizadamente, faz-se luzi , é bem capaz de um CÊ aparecer....O que achas??...

De sentaqui a 1 de Março de 2012 às 20:21
Cê é demais viu?

De libel a 29 de Fevereiro de 2012 às 14:23
Olha só que engraçadinha, a gaiata era mesmo simpática, e gostava de ser fotografada pois o sorriso não deixa margem para dúvidas.
Ainda me lembro desses estojos rígidos das máquinas Kodak e não só, as Praktica tb os tinha, com esses não havia problema de a máquina inadvertidamente cair ao chão, pois a dureza do mesmo era bem capaz de partir uma cachola.
Bonita história que contaste amiga, tens o dom de nos encantar com elas, a tua escrita é tão absorvente, que nos deixa por aqui sentados a apreciar e na expectativa de não acabar nunca. A tua infância foi regada pela alegria e pela sempre aguçada curiosidade feminina, pois pelo que contas, estavas sempre no centro das atenções, experienciando tudo e deixando os mais velhos de sorrisos largos.
A tua amiga inseparável muito te tem dado, mas tu a ela, tb tens oferecido belos passeios e um trato incrível, de suprema preocupação e cuidados, de amiga para amiga, assim como já nos habituamos. Por isso, acredito que daqui para a frente, com as partilhas de todos, e esse teu bichinho sempre atento a olhares, muitos clicks vão estalar e muitos albuns encherás para mais tarde recordar.

Beijokas
Adorei o post.

De sentaqui a 1 de Março de 2012 às 20:28
Sabes que como sou uma desatinada fazia -me jeito que ainda houvessem estojos desses, assim ando sempre com o coração nas mãos e a ver quando a bendita me cai nalguma ribeira, precípio, ponte , ou das alturas onde me atrevo a subir.
Foram momentos bonitos que recordei aqui. Foi uma infância recheada de peripécias com os manos, davamo-nos muito bem, e cá a Je era o bijoux da família e até nem se importavam que o tio me fotograsse mais a mim.
Hoje deixei a pose de lado e prefiro que outros posem para mim e até já tenho aqui um rol enorme de fotos das macaquices da minha amiga Libel. E venham muitas mais.

Beijinhos

mais sobre mim
 
quem senta aqui
Música